Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a alma da flor

a alma da flor

As Maias e uma das suas lendas.

02.05.08 | DyDa/Flordeliz

Na minha terra esta era a lenda que se contava sobre o motivo de colocar ramos de giestas (maias) nas portas e janelas. Claro que já praticamente ninguém o faz. Hoje ao caminhar na montanha e ao sentir o cheiro apeteceu-me trazer a sua imagem e recordar de novo esta história contada por «Hernesto Veiga de Oliveira» e que transcrevo apenas a parte referente ao Minho e Segundo a qual:

"Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto."



O pôr do sol ao descer do monte também tem cores magnificas

Deixo as cores alaranjadas deste final de dia 1 de Maio de 2008

2 comentários

  • Imagem de perfil

    DyDa/Flordeliz

    02.05.08

    Desculpa Jorge esqueci de explicar em que consistia a festa pagã:
    Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.