Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a alma da flor

a alma da flor

Porque se falou de abóboras

28.10.08 | DyDa/Flordeliz

 

 

Deixo uns belos exemplares

Para uma boa refeição

Ou uma alegre decoração

 

O tema sobre as abóboras (ou cabaços como chamamos no Norte) vem de uma pequena conversa com o Jorge . De receitas, confesso ele é bem mais entendido, portanto, não deixo nenhuma sugestão nova mas o que descobri sobre as propriedades deste fruto. 
"Grandes, pequenas, ovais...com tonalidades de polpa que vão do amarelo muito claro, quase branco ao laranja bem escuro, a família das abóboras é vasta."

"Baixa em calorias (95% da sua composição é água) e rica em ferro, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B, a abóbora em fruto, pevides e óleo insaturado oferece também pigmentos carotenóides, tais como alfacaroteno, betacaroteno (uma chávena de abóbora contém 7,8 miligramas) e luteína. O consumo de carotenóides protege o organismo de doenças crónicas (cardíacas e cancerosas) e previne problemas de visão. Segundo o dr. Steven G. Pratt, a abóbora «está repleta de fitonutrientes que mantêm a pele jovem ajudam a impedir os malefícios da luz solar.».
Já recomendado amplamente por Hipócrates, este fruto também é indicado como bom meio diurético e as pevides maduras (verdadeiras sementes) contêm propriedades vermífugas (pepo‑resina e um óleo fixo) que diminuem a capacidade de adesão da cabeça da ténia ao intestino. A polpa é também indicada para as doenças dos rins e do coração que são acompanhadas de hidropisia. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis na tendência para a prisão de ventre e nas hemorróidas."

 

E agora vamos lá...todos a comer abóbora!!!

2 comentários

Comentar post